DOENÇAS RELACIONADOS AO PANTANAL

Figura 4. Mosquito infectado pela Malária. 

A Malária é uma doença infecciosa transmitida por mosquitos e causada por protozoários do gênero Plasmodium. A gravidade da malária varia de acordo com a espécie de Plasmodium.Os sintomas são calafrios, febre e sudorese, ocorrendo geralmente algumas semanas depois da picada. Geralmente, pessoas que viajam para áreas onde a malária é comum tomam remédios preventivos antes, durante e depois da viagem. O tratamento inclui medicamentos antimaláricos.

Figura 5. Mosquito Aedes aegypti. 

A dengue, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, é a mais comum no Pantanal, devido há uma diversidade de fatores ambientais.  Pessoas infectadas com o vírus pela segunda vez têm um risco significativamente maior de desenvolver doença grave. Os sintomas são febre alta, erupções cutâneas e dores musculares e articulares. Em casos graves, há hemorragia intensa e choque hemorrágico (quando uma pessoa perde mais de 20% do sangue ou fluido corporal), o que pode ser fatal.O tratamento inclui ingestão de líquidos e analgésicos. Os casos graves exigem cuidados hospitalares.

Figura 6. Mosquito transmissor da Leishmaniose. 

A Leishmaniose é causada por protozoários do gênero Leishmania e é adquirido pelo homem através de um vetor do gênero Lutzomya. Transmissão da Leishmaniose: por insetos que se alimentam de sangue, como o mosquito-palha, encontrado em locais úmidos e escuros - onde há muitas plantas, por exemplo. Tipos de Leishmaniose: tegumentar ou cutânea (caracteriza-se por feridas na pele e lesões inflamatórias nas mucosas, nariz e boca). Visceral ou calazar (ataca, principalmente, crianças de até 10 anos). 


Bioma Brasileiro - Pantanal
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora